Blog

Nossa maior especialidade é atender você bem.

Durante os anos 90, foi criado o Outubro Rosa, uma campanha de saúde com objetivo de incentivar a população a participar no combate ao câncer de mama. Desde então, tornou-se parte do calendário de várias instituições de saúde, que criam métodos de informar as pessoas sobre a doença e os métodos de diagnóstico, prevenção e tratamento. Essa conscientização tem se tornado uma parte importantíssima nessa luta pelo diagnóstico precoce e tratamento bem sucedido.

Esta campanha já é famosa mundialmente e é celebrada em diversos países ao redor do globo. Seu nome faz referência à cor do laço símbolo na luta contra este tipo de câncer. O laço foi usado pela primeira vez com esse sentido em 1990, na Corrida pela Cura, promovida pela Fundação Susan G. Komen em Nova York. Posteriormente, o congresso americano oficializou o mês de outubro como mês de prevenção ao câncer de mama.

Anos depois, diversas cidades pelo mundo passaram a utilizar o laço rosa durante o mês de outubro como forma de apoiar o combate ao câncer de mama. Outras instituições começaram a realizar ações com o mesmo viés e colaborar com o Outubro Rosa. A iluminação de monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e fachadas foram usadas também para demonstrar apoio a causa. Até mesmo o Cristo Redentor ficou rosa em 2008.

Algumas das dicas mais comuns para prevenção e diagnóstico do câncer de mama são a visita ao médico regularmente e o exame de mamografia a cada 2 anos, para mulheres a partir dos 40 anos. Mas outras dicas também são importantes, como: ter uma alimentação equilibrada com frutas, verduras e legumes; evitar o tabagismo, pois o cigarro aumenta bastante as chances de desenvolver este e outros tipos de doença; evitar o sedentarismo, pois através de atividades físicas seu corpo e sua vida se tornam muito mais saudáveis.

De todas essas dicas, a mais importante, com certeza, é o autoexame feito regularmente. Para realizar este exame, é muito simples, você só precisa observar o seu corpo em frente ao espelho (bico dos seios, superfície, contorno) e levantar os braços para ter certeza que não há alteração na superfície ou contorno conforme você faz o movimento. Você também deve apalpar as mamas com movimentos circulares suaves, utilizando a ponta dos dedos para procurar qualquer coisa estranha. Fazer isso no banho é mais fácil, pois o corpo molhado deixa mais evidente qualquer anomalia. Ao encontrar qualquer coisa estranha, procure um médico. E lembre-se de passar essa campanha adiante.